quarta-feira, 4 de maio de 2016

Banda Vímana

Vímana – Rio 1976 

No post anterior, falamos sobre o início do Rock Nacional dos anos 80 de forma cultural e política, e as bandas percursoras desse novo estilo musical.
Uma das bandas é a Vímana, com um misto de arranjo, jazz e um rock progressivo, teve quatro formações na década de 70 com os nomes mais importantes da música brasileira, que são queridos e conhecidos até hoje.

A primeira formação (1974 a 1975) contava com os músicos Lulu Santos (vocal e guitarra), Luiz Paulo Simas (teclados), Fernando Gama (baixo e vocal) e Candinho (bateria). Nesse período Vímana trabalhava para outros músicos em estúdios, mas não deixavam de se apresentar ao público, principalmente no Museu de Arte Moderna e nos teatros do Rio de Janeiro. Enfrentou uma época difícil com a ditadura e um Brasil que não estava preparado para esse novo estilo musical, mas eles acreditavam que aos poucos cairiam no gosto das pessoas.  Em 1975, Candinho saiu da banda, dando origem à nova formação. 


Esta nova formação (1975 a 1977), a mais lembrada quando falamos da banda Vímana, composta ainda por Lulu Santos (guitarra e vocal), Luiz Paulo Simas (teclados e vocal), Fernando Gama (baixo) e com os novos integrantes Ritchie (vocal e flauta) e Lobão (bateria), lançaram um compacto Zebra, que na época foi arquivado pela gravadora, que alegou falta de público do rock no Brasil. Até um LP com 12 faixas foi gravado, o Álbum On the Rocks, porém não foi lançado e os integrantes, nos dias de hoje, não sabem ao certo onde estão essas faixas, que ficaram no “virtual”, acredita-se que ficou com Lulu Santos.

Capa do compacto Zebra
   

Já na terceira formação, ainda em 1977, um novo integrante entrou para a banda: Patrick Moraz (teclados, ex-Yes), músico suíço que veio ao Brasil com o interesse de montar uma nova banda. Como o tecladista Patrick Moraz não gostava de Lulu Santos, vários desentendimentos aconteceram até que Lulu Santos foi expulso da banda pelo próprio Moraz, causando grande confusão e discórdia por todo grupo.



Foto com Patrick Moraz – Itaipava – 1977

A quarta e última formação (1977 a 1978), novas mudanças aconteceram e ficaram como integrantes: Patrick Moraz (teclados), Luiz Paulo Simas (teclados e vocal), Fernando Gama (baixo), Ritchie (vocal e flauta) e Lobão (bateria). Por conta dos desentendimentos anteriores a banda se desfez e cada um seguiu sua carreira solo. E novos sucessos do Rock nacional dos Anos 80, como Lulu Santos, Lobão e Ritchie surgiram e fazem sucesso até os dias de hoje. 

Fiquem atentos com as próximas postagens que falaremos de outras bandas importantes para o Rock Nacional dos anos 80, as músicas que marcaram época e mais curiosidades. 

Márcia Lorena de Carvalho 
04/05/2016











Nenhum comentário:

Postar um comentário