quarta-feira, 27 de abril de 2016



Rock Nacional dos anos 80

Nos anos 80, houve uma explosão do pop rock nacional, mas antes de falarmos das bandas e seus personagens, temos que falar de vários fatores que são precursores, e os quais, são responsáveis por essa geração que perdura até hoje, vindos de outro século e há mais de três décadas.

Na década de 60, os Beatles revolucionaram o mundo e foram das suas músicas, as primeiras e principais influências. Acrescentamos também a revolução musical da língua inglesa, afinal eram as bandas de Rock e roqueiros com esse idioma que passaram a dominar as paradas de sucesso do mundo inteiro, antes dominada pela língua francesa. Rolling Stones, The Doors, Jimmi Hendrix, Janis Joplin, Led Zeppelin, Queen, Kiss entre outros, e destes citados são vários estilos dentro do Rock: Rock pop, Hard Rock, Rock Blues entre outras misturas, e nas suas letras, habitava-se um mundo mais livre, mais aberto ao amor, contra a violência, a guerra, e também visualizando um mundo mágico, influenciados por J. R. R. Tolkien e a sua obra Senhor dos Anéis.

Nos anos 70, onde essa revolução de liberdade, pílula anticoncepcional, amor livre se consolidava, o Brasil ao contrário estava preso e dominado pela ditadura militar, que com uma censura forte e castradora, não permitia que essa tendência internacional aportasse em nossa musicalidade. As letras das músicas dessa geração eram infantis e superficiais, temos que frisar que a música popular, ela não é só feita de um ritmo contagiante, além de uma melodia que cativa, ela é dependente de uma letra que toque as pessoas, e esse poder nas letras, dependia da censura militar.

Mesmo assim, tivemos no Brasil, várias bandas e músicos, que fizeram a passagem e a abertura para a geração do Rock dos anos 80. Alguns foram exilados como Raul Seixas, mas prefiro falar de outros também precursores, mas que são pouco citados, no entanto de forma indireta também são pioneiros.

Em Belo Horizonte, um grupo de jovens músicos, incluindo Milton Nascimento, formaram o “Clube da Esquina”; e estes músicos mineiros, com muita qualidade, criavam e tocavam lindas canções, com um toque tupiniquim ao ritmo de Beatles. Deles, saíram músicos como Sérgio Magrão e Flávio Venturini , que se uniram a uma banda chamada “O Terço” do Rio de Janeiro, no qual Vinícius Cantuária baterista fazia parte, e com o LP Criaturas da noite, com um rock progressivo, foi  uma das primeiras portas a influenciar e unir vários nomes que serão base para o Rock Nacional dos anos 80, depois falaremos de outras bandas como: Made in Brazil, Vimana, Bicho da Seda, Mutantes...

Voltando a parte política, em 1979 o General Figueiredo assume como Presidente do Brasil, e ao começar uma abertura política, concede anistia aos exilados, permite a criação de novos partidos políticos e manobra novas eleições em que o militarismo não estaria mais no poder, independente de quem foi o homem João Figueiredo, seu inicio de liberdade deu a tantos talentos musicais um novo tempo e este novo tempo, aliado com tantas experiências reprimidas e fortes, ajudaram a começar estes anos 80, onde a criatividade ecoa e reflete até hoje.

Na próxima postagem, vamos abordar mais bandas precursoras e mostrar a ligação entre as bandas e os personagens, que são as peças fundamentais que formaram essa geração de Rock Nacional dos anos 80.

Marcelo Bello de Oliveira
27/04/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário