Com o Brasil em grande evidencia no rock nacional, os olhos do mundo se voltaram para o nosso cenário musical, e um dos responsável por tudo isso foi Roberto Medina. Se existe uma formula para a criação de um festival de musica, podemos afirmar que Roberto a inventou sua própria e com ela realizou um dos maiores festivais do mundo.
Esse sonho foi muito difícil de se realizar, e parecia quase impossível devido a transformações em que o país passava. Após longo período sob uma ditadura militar, o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Foi justamente nesse cenário que nasceu o Rock in Rio e pela primeira vez um país da América do Sul sediava um evento musical dessa magnitude. A estrutura contou com um sistema de som e luz extremamente modernos para época. Aliás, foi no Rock in Rio que uma plateia de um grande show plateia foi iluminada pela primeira vez. O público foi considerado como parte do show.
![]() |
http://cdn5.rockinrio.com/rio/wp-content/uploads/sites/12/2013/01/rir-bruce-600.jpg
|
No palco passaram um verdadeiro “Hall da fama” da musica mundial e nacional dentre os nacionais podemos destacar grandes nomes do MPB como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Rita Lee e toda uma nova geração do rock nacional como Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho
Aquela edição colecionou momentos históricos. Em uma deles Freddie Mercury (Queen) ficou tão impressionado com o coro espontâneo do público durante o hit “Love Of My Life”, que decidiu reger aquela massa como se fosse numa orquestra, Não é de admirar que a própria banda tenha citado aquela experiência com um dos mais belos de sua história.
A partir de 1985, o Brasil entrou para o cenário de grandes shows de Rock, que influenciou nitidamente nossas músicas nacionais. E isso foi só o começo. Nascia um gigante.
Rodrigo Coelho Santos
01/06/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário